segunda-feira, 3 de maio de 2010

A EVOLUÇÃO DOS GRANDES CLUBES CARNAVALESCOS

TENENTES DO DIABO


A historia nos conta que as Grandes Sociedades, que na década de 70 eram denominadas GRANDES CLUBES CARNAVALESCOS, marca a atuação dos três mais antigos Clubes (Tenentes do Diabo, Democráticos e Fenianos), principalmente nos movimentos patrióticos brasileiros pela emancipação da escravatura e implantação da Republica.

“Foi no final do século XIX que se iniciou o carnaval das Grandes Sociedades, novidade anunciada em 14 de janeiro de 1855 pelo jornal Correio Mercantil – na época o mais importante da cidade – em crônica assinada pelo romancista José de Alencar. Constituída por um grupo de oitenta foliões dos mais diferentes ramos de atividades, as Grandes Sociedades prometiam promover, no domingo de carnaval, sua grande promenade pelas principais ruas do Centro da Cidade.

A riqueza e o luxo dos trajes, a musica, as flores e o aspecto original do grupo tornaram interessante o desfile de mascara. Foi assim que surgiram as tradicionais agremiações, das quais participavam pessoas de alto nível social, conforme comprovam famosos historiadores como Gastão Cruls, Melo Moraes Filho, Paulo Barreto (João do Rio), Mariza Lira, Roberto Macedo, Morales de Los Rio, câmara Cascudo, Vieira Fazenda, Luiz Edmundo e muitos outros pesquisadores da história do nosso carnaval.

Sua alteza Real o Imperador foi procurado, na residência oficial, na Quinta Imperial, por José de Alencar, Muniz Barreto, Joaquim Francisco Alves, Coronel Polidoro da Fonseca e João Quintanilha, que o convidaram para assistir das sacadas do Paço Imperial, na Praça XV de Novembro (antigo edifício dos Correios e Telégrafos), ao sensacional desfile, do qual participaram os oitenta iniciadores das Grandes Sociedades, entre eles Pinheiro Guimarães, Ramon de Azevedo, César Muzio, Augusto de Castro e Manoel Antonio de Almeida a fina flor da Elite carioca da época.

Nascia, assim, um carnaval cheio de alegria, entusiasmo e humorismo dominando as ruas do Rio.

O grupo inicial de foliões constituiu o chamado Grande Congresso das Sumidades Carnavalescos, dissolvido por constantes desavenças internas, surgindo, então, a Sociedade de Estudantes de Heidelberg, à qual se filiaram associados de outras agremiações.
O primeiro Grande Clube foi o dos Zuavos Carnavalescos nome de fundação dos Tenentes do Diabo, que surgiu no combate de num incêndio por seus associados a uma drogaria da Rua Direita (hoje 1º de Março) em pleno domingo de Carnaval de 1861 por este feito passou a ser chamado EUTERPE COMERCIAL TENETES DO DIABO com as cores vermelha e preta.
Em 1867 saiu com a alegoria “A Orfandade”, cujos componentes pediam auxilio para o Asilo dos Inválidos e para Caixa de Socorro D. Pedro II.

"Este texto foi escrito na madrugada de segunda para terça de carnaval, estava completamente duro de tudo, resolvi ler sobre carnaval e fui fazendos as anotações". hoje, é que revendo os aquivos encontrei e resolvi publicar no blog ainda falta as outras partes que ainda não encontrei, não sei se esta num pendrive ou cd ou no disco rigido do micro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário